CSaaS: equipas especializadas naquilo que as empresas realmente necessitam

por Valter Rodrigues em 10/11/2023

Valter Rodrigues, Head of Cybersecurity da KCS iT, assina o artigo de opinião "Cybersecurity-as-a-Service: equipas especializadas naquilo que as empresas realmente necessitam". Publicado originalmente na IT Security, pode ser lido de em seguida.  

Muitas organizações estão presas a sistemas ou licenciamentos caros, ineficientes e que não respondem ao que realmente necessitam. Seguem políticas, processos e procedimentos desadequados à realidade atual, o que representa muito poucos resultados face ao investimento que fazem e isso transmite-lhes uma falsa sensação de segurança.

É exatamente o oposto disso que a Cybersecurity-as-a-Service (CSaaS) oferece, permite que todas as empresas tenham acesso às soluções mais seguras disponíveis e a ferramentas de segurança à medida dos desafios propostos, garante o acesso a profissionais especializados e certificados, que dão resposta eficiente aos problemas que surgem e isso traduz-se num Return on Security Investement (RoSI) realmente eficaz, que justifica todos os seus investimentos.

Com orçamentos cada vez mais apertados e dificuldades em encontrar profissionais qualificados em segurança, são cada vez mais as organizações a avaliar a possibilidade de recorrer a cibersegurança como um serviço, um modelo subcontratado de gestão de riscos pago conforme o uso. Os Managed Security Services (MSS) não são um conceito novo, mas o mercado CSaaS tem sofrido uma enorme transformação nos últimos anos, muito por força das grandes mudanças na forma como partilhamos e gerimos dados e também pela digitalização cada vez maior do nosso quotidiano. As organizações que não priorizaram a segurança recorrem cada vez mais a especialistas e entidades externas para dar resposta às suas necessidades de Cibersegurança, não só porque não têm esse know-how dentro das suas equipas mas também porque a pressão regulatória e a necessidade de certificaram assim o exigem, dado que se não o fizerem a continuidade do seu negócio pode estar em causa.

Contratar uma equipa de segurança inteira simplesmente não é uma opção para muitas organizações, especialmente para pequenas e médias empresas (PME). CSaaS oferece às organizações a opção de terem um programa de segurança abrangente sem terem dificuldade em encontrar e contratar novos profissionais altamente especializados. Embora exista sempre um custo associado à contratação de um parceiro de CSaaS, grande parte das despesas é eliminada pela externalização destas funções. Sem necessidade para formar e reter pessoas, o CSaaS reduz os encargos financeiros e, ao mesmo tempo, dá à empresa a segurança necessária para gerir os seus riscos, aumentado largamente o seu custo/beneficio e permitindo que praticamente 100% do seu foco esteja no crescimento do seu negócio.

CSaaS permite o acesso a equipas de especialistas e a conhecimentos que podem não estar disponíveis internamente, desta forma, o parceiro de CSaaS passa a ser a equipa de segurança da sua organização, e será capaz de responder às suas perguntas, dar o suporte necessário, monitorizar 24 horas por dia, 7 dias por semana, trabalhar de forma proactiva para aumentar a maturidade de segurança da organização e estar presente em caso de tentativas de violação ou ataque.

A contratação de uma empresa qualificada de CSaaS permite que uma organização escolha ou defina qual o nível de serviço que mais se adequa a si e que possa também alterar essas opções ao longo do tempo de acordo com as suas necessidades.

Esta é, por isso, uma grande vantagem, pois ao longo do tempo, o nível ou mesmo o tipo de serviço necessário pode aumentar ou diminuir mediante a necessidade, dependendo de fatores como crescimento interno, ferramentas de segurança existentes, conjuntos de competências internas, alterações ou mitigações mais críticas, entre outras. Mediante determinados cenários de ameaça ou mediante alterações da estratégia da organização, os serviços prestados mudam, sendo o CSaaS um ponto de partida para o lançamento de um programa de segurança personalizado, abrangente e eficaz para as organizações.

A cibersegurança como um serviço oferece proteção completa contra os ciberataques mais recentes, mas deve ser fornecida por um Managed Security Service Provider (MSSP) que esteja determinado a compreender totalmente as necessidades de cada cliente, a ser um parceiro de confiança que trabalha naquilo que cada organização realmente necessita. Uma oferta de CSaaS bem desenhada é algo de que tanto organizações grandes como pequenas podem beneficiar, incluindo soluções como as descritas neste artigo. Soluções essas que devem oferecer às organizações uma resposta que reflete as suas necessidades e requisitos individuais, estando extremamente focadas na melhor proteção possível do seu negócio. 

Artigos Relacionados